Pequenos sim, mas com uma vontade enorme de “mudar o mundo”

O Palácio da Guanabara e o vice-governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, receberam hoje (16) a visita de ilustres cidadãos de bem. É que os alunos do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), do Colégio Angelorum, na Glória, ocuparam a tribuna da casa para cobrar do vice-governador respostas e ações mais eficazes em alguns sérios problemas do Rio.

A visita é a culminância do projeto “Mudar o Mundo”.  Quando as crianças foram convidadas a fazer um passeio imaginário pelo Rio de Janeiro, para observar situações que precisavam ser modificadas.  O projeto rendeu cartas que, junto com a roda de conversa, foram entregues ao vice-governador. Nas entrelinhas do papel estão sonhos e projetos de gente bem miúda, mas com uma vontade enorme de “Mudar o Mundo”.

Entre as reivindicações estão situações e problemas que prejudicam e desvalorizam o estado, e também sugestões para que as mudanças aconteçam.

Um representante de cada turma levou uma carta sobre determinado tema, entre eles: violência, alagamentos, moradores de rua, hospitais públicos e segurança.

Cláudio Castro, muito atencioso, ouviu atentamente e, ao final, elogiou a desenvoltura dos alunos:

— O que vocês estão fazendo é extremamente importante. Isso se chama exercício da cidadania. Quem sabe no futuro um de vocês não vire o presidente do país?