O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que se destaca por apresentar-se como um fluído de cor vermelha e viscoso. Caracteriza-se por apresentar uma matriz líquida (plasma), em que se encontram suspensos os elementos celulares do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas).

No dia 23/3, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Angelorum, realizaram a técnica de esfregaço de sangue pela supervisão do PROFº de Biologia Vinícius Motta e a Bióloga Técnica do Laboratório Cristiana Ferreira.

O esfregaço de sangue, também conhecido como distensão sanguínea ou ainda extensão sanguínea, é um teste realizado em hematologia para a contagem e a identificação de anormalidades nas células do sangue. O teste consiste na extensão de uma fina camada de sangue sobre uma lâmina de microscopia que, após corada, é analisada em microscópio. O teste de esfregaço pode indicar uma série de deficiências, apontando alterações e anormalidades nessas células sanguíneas.

Várias doenças podem ser identificadas como os diversos tipos de anemia, trombositose, malária, leucemia, linfomas ou insuficiência da medula óssea e outras. A aula foi muito produtiva, permitiu que os alunos compreendessem não apenas a função das células do sangue, mas também uma parte importante dos exames de sangue convencionais.

A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências Biológica. Por meio da experimentação, aliada teoria e prática possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno.