Institucional - A Mantenedora - A Congregação

A Congregação

Congregação de São João Batista

A Congregação de São João Batista foi fundada em Angri, sul da Itália, pelo Beato Afonso Maria Fusco, em 26 de setembro de 1878. Atualmente, as      Irmãs da Congregação de São João Batista, Irmãs Batistinas, estão presentes em 17 países: Itália, Estados Unidos, Brasil, Chile, Zâmbia, Índia, Filipinas, Malawi, África do Sul, Canadá, Polônia, Argentina, México, Madasgascar, Coréia do Sul, Moldavia e Camarões.

As Irmãs Batistinas, ao longo de 131 anos de existência, vivificam na Igreja e na sociedade o projeto de seu Fundador, Padre Afonso Maria Fusco, fazendo o bem por meio da educação, promoção e evangelização de crianças, adolescentes, jovens e famílias, especialmente aqueles que se encontram em situação de risco.

A Congregação de São João Batista se estabeleceu no Brasil em 06 de outubro de 1939, em Itapecerica, Minas Gerais. Cinco jovens Irmãs italianas iniciaram este novo empreendimento: Irmã Felice D'Amato, Irmã Agostina D'Amico, Irmã Ludovica Pancotto, Irmã Eufrosina Ciofani e Irmã Scolástica La Fratta , ainda residente no Brasil, em Brasília-DF.

Atualmente as obras da Congregação de São João Batista se estendem por Itapecerica-MG, Belo Horizonte-MG, Aparecida do Taboado-MS, Brasília-DF, Paranoá-DF, São Bernardo do Campo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Mandaguari-PR, Juatuba-MG e Ribeirão das Neves-MG.

Em escolas particulares, creches, espaços não escolares (atividades, projetos e oficinas que ocorrem em horário extra escolar com o objetivo de fortalecer a formação da personalidade de crianças e adolescentes de 05 a 18 anos), atividades paroquiais e hospital, as Irmãs Batistinas concretizam o sonho de seu Fundador, de fazer o BEM até mesmo com sua sombra.