Acadêmico - Pastoral Escolar

Princípios norteadores da Pastoral Educativa

 

 

A Pastoral Escolar é a concretização da presença terna e educadora de Jesus de Nazaré na Instituição Escolar. Ele é centro da educação cristã, que busca a formação humana por meio da cidadania universal. A Pastoral na escola é um modo de evangelização assumido por todos os integrantes da comunidade educativa, partindo de valores cristãos.

O objetivo da Pastoral Escolar é testemunhar e vivenciar o Evangelho na construção do Reino de Deus e o desenvolvimento de ações que irradiem a forma de viver de Jesus Cristo e o testemunho no contexto escolar. Neste sentido, é fundamental criar condições e desenvolver estratégias que contagiem todos os membros da comunidade escolar, para a necessidade de conhecer alguns dos princípios cristãos, assumi-los enquanto educandos no Amor de Deus e testemunhá-los na prática cotidiana.

É importante querer buscar caminhos que possibilitem a solidariedade, a fraternidade sem esquecer a formação acadêmica, desenvolvendo a consciência crítica, de modo que privilegiem a educação para a importância de relacionamentos humanos, tendo por fundamento o respeito e amor ao próximo. Os encontros da Pastoral Escolar são semanais, todas as quintas feiras, de 16h às 17h.

O desafio consiste em promover um conjunto de ações que reflitam um jeito de ser cristão na escola Batistina, de viver e testemunhar Jesus Nazareno neste ambiente. Trata-se de considerar a dimensão transcendente de modo equilibrado e ético em tudo o que se faz.

-