Via Sacra promove encontro da Palavra de Deus com a realidade social.

Alunos do Colégio Angelorum participaram hoje (17/04) do terceiro momento em preparação à Pascoa: a Via Sacra. Preparados pelo professor de Artes Cênicas, Wagner Rotta, alunos do Ensino Fundamental II e ensino Médio recordaram as 15 estações da trajetória de Jesus Cristo até o calvário, ou seja, os últimos 15 passos a caminho da Paixão, morte e ressurreição. De acordo com a diretora da escola, irmã Francisca Gonçalves, a Via Sacra é muito mais que uma contação de histórias, trata-se de uma realidade: — O que aconteceu com Jesus, há quase dois mil anos, ainda acontece nos dias de hoje. Trazer à memória a Paixão de Jesus é comemorar a vida, porque ele não ficou parado naquela cruz. Ele vive! E é isso que alimenta nossa esperança, fé e nossa caminhada de amor ao próximo. Comentou irmã Francisca. A encenação teve como texto-base a Campanha da Fraternidade deste ano, que promove a espiritualidade quaresmal, mediante o encontro da Palavra de Deus com a realidade social, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”, que tem como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is.1,27) A caminho do calvário Jesus revela que muitos necessitam de mãos servidoras. Entre um ato e outro os alunos destacaram direitos previstos na Constituição, a partir das políticas públicas e pela ótica da misericórdia. Educação, saúde, segurança, violência contra a mulher, estupro, feminicídio, intolerância religiosa e racial… foram relembrados no palco.
A Via Sacra acontece há mais de 10 anos no Colégio Angelorum e o objetivo é mostrar que Jesus é muito presente no cotidiano, por intermédio de sua misericórdia, e que cada um pode contribuir com sua parte para ajudar a melhorar a qualidade de vida do próximo. “Foi para dar testemunho que nasci e vim ao mundo”, disse Jesus. Como gesto concreto de fraternidade a Pastoral Escolar realizou a campanha “Anjos da Páscoa”, incentivando os alunos e toda a comunidade educativa a doar caixas de bombons que serão distribuídas às crianças carentes e moradores de rua das proximidades do Colégio.