Serviço de Orientação Educacional

O que é?

O Orientador Educacional é um profissional que compõe a equipe educativa, atua diretamente com os alunos, com todo público alvo que direta ou indiretamente interagem com o aprendiz e com os familiares, para melhor desenvolver a relação, a organização e realização do trabalho de orientar e de intervir mediante necessidades de aprendizagem, socialização e convivência dos alunos, sendo a escuta e o diálogo ferramentas fundamentais para o êxito da Orientação Educacional.

O SOE contribui para o crescimento pessoal e socioemocional dos discentes, colabora para melhor desempenho da proposta pedagógica e atua em parceria com os docentes para melhor analise comportamental, cognitiva e emocional, apresentando em sua conduta características de ouvir e promover o diálogo.

O Orientador educacional através do processo histórico oportuniza a mediação entre a escola e a família, traduzindo uma integração entre a esfera, educacional, social e política, uma vez que estabelece um elo de convivência. Também enfatiza a necessidade de desenvolver um currículo para assistir a sua própria atuação a partir das diferenças, do trabalho em equipe, para que como um todo o núcleo discente seja beneficiado, não se limitando as suas particularidades. As ações educacionais trazem possibilidades de novos conhecimentos, e o Orientador

Educacional é garantidor deste diálogo entre diferentes fases do aprendizado.

OBJETIVOS NORTEADORES:

• Atuar junto a toda comunidade escolar e educadores.
  • Interagir com a equipe técnica e educacional.
  • Promover atendimentos aos alunos, pais e educadores.
  • Conscientizar todos os segmentos da escola sobre a importância do cumprimento das regras e normas institucionais.

O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, visa assistir e viabilizar o êxito dos discentes dentro e fora da Instituição de Ensino, na medida em que prepara e forma para a cidadania, para a construção de valores não apenas didáticos, mas de existência do próprio aprendiz, que se realiza com o saber e que busca evoluir seus conceitos educacionais, que são vitais para suprir expectativas de desempenho escolar em consonância sua trajetória de vida.

E destaca como nos pontos norteadores do SOE identificar, analisar, promover e registrar o processo de aprendizagem e socioemocional do aprendiz.

ATIVIDADES:

A proposta de trabalho do SOE, estabelece horários de atendimento para que possamos interagir nossas ideais e tudo mais que se fizer necessário, referente à rotina do aluno:

• Receber os profissionais que atuam em parceria através da saúde escolar (psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos).
  • Capacitação educacional.
  • Atender aos pais e alunos em horários específicos, para atender as necessidades individuais.
  • Dar subsídio quanto à orientação para os professores quanto a atuação comprometida com uma ação que permita a evolução dos alunos no processo da aprendizagem, permitindo um ensino eficaz que desperte análise crítica.
  • Despertar ações integradoras que gere capacitação e estímulo aos alunos para melhor atenção escolar, desempenho escolar, analise crítica e criatividade, levando ao aprimoramento cognitivo, afetivo e comportamental.

Volta às aulas

Preparem-se, estudantes! O reinício das aulas está chegando, e com ele, uma emocionante jornada de conhecimento e descobertas!Estamos animados para dar início a um novo