Sobre, Missão, Visão e Valores
Biblioteca Irmã Madalena Caputo

SOBRE:

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade atual, baseada na informação e no conhecimento. Desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis. (Manifesto da Biblioteca Escolar)

Ao olharmos a importância da biblioteca escolar na formação sócio-cultural-educativa do aluno a Biblioteca Irmã Madalena Caputo vem de encontro às novas transformações na forma de adquirir conhecimento. Pois acreditamos que o conhecimento é à base da construção de um cidadão.

Nossa biblioteca é composta por uma sala de estudo em grupo com tratamento acústico, cabines individuais para pesquisas com computadores, uma videoteca com um grande acervo de DVDs e mesas para uso comunitário. O acervo contém livros infantis, infantojuvenis e grandes clássicos da literatura brasileira, aberto para consulta local e empréstimo. O empréstimo domiciliar pode ser realizado para os alunos da Fase 5 até o Ensino Médio. Os títulos disponíveis podem ser consultados através do nosso Terminal de Consulta.

MISSÃO

Apoiar e incentivar o ensino escolar e a pesquisa, além de oferecer atividades de incentivo a leitura, como também recursos informacionais e serviços de apoio à aprendizagem. Possibilitando a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e efetivos usuários dos vários tipos de suportes documentários e meios de comunicação.

VISÃO

Tornar-se um centro de informações de referência escolar, focado na excelência da gestão e da disseminação do conhecimento no Rio de Janeiro.

Compromisso com a democratização e a acessibilidade à informação
Eficiência na prestação de serviços informacionais;
Responsabilidade na preservação e manutenção do acervo;
Busca permanente pela qualidade nos serviços e produtos oferecidos;
Responsabilidade na produção e disseminação do conhecimento.

OBJETIVOS

Colocar à disposição dos usuários um acervo que atenda às necessidades de informação para atividades de ensino e pesquisa, adotando modernas tecnologias para a total recuperação da informação.
Criar um ambiente favorável de cultura para motivar, nos usuários, o prazer da leitura.
Desenvolver o senso de responsabilidade, habituando o aluno a participar de um bem coletivo, respeitando os direitos alheios, aplicando princípios democráticos.
Conscientizar os alunos de que a biblioteca é fonte segura e atualizada de conhecimentos e informação.

PORTAL BIBLIOTECA

Bibliotecária Responsável: Adília Batista de Araújo CRB – 7/ 7159