O itinerário faz parte da matriz curricular do Novo Ensino Médio. Eles são formativos e abrangem as áreas das Ciências, Linguagens, Matemática e da Formação Técnica e Profissional. Este foi um itinerário interdisciplinar, ministrado pelos professores Ismael David (Artes) e Jade Souza (Português/Literatura). A interrogativa presente no nome da disciplina levou a questionamentos sobre os ancestrais de cada um. Afinal, carregamos mais do que seus traços genéticos, somos suas histórias vivas. Geralmente há uma grande dúvida sobre quem são essas pessoas que ajudaram a nos construir. Desta forma, foi proposto aos alunos investigarem, pesquisarem e apresentarem seus antepassados.

Através da busca, os alunos puderam conhecer melhor a si mesmos e uns aos outros.