Neste projeto de Ciências, realizado no 2º período, a turma pôde compreender a importância da utilização de 100% dos alimentos. No Brasil, cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos, por ano, vão parar no lixo, o que corresponde a 30% da nossa produção. Para se ter uma ideia, com apenas 7 milhões de toneladas de alimentos daria para alimentar 33 milhões de brasileiros que passam fome, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes. O que significa que, a quantidade de alimentos desperdiçada seria suficiente para alimentar mais de 230 milhões de pessoas por ano.

Para cada receita apresentada os alunos puderam estudar a contribuição de todas as partes do alimento escolhido, percebendo como o valor nutricional das receitas aumenta quando são aproveitados, integralmente, os talos, cascas e sementes. Além disso, o aproveitamento contribui diminuindo a produção de lixo e os gastos excessivos para a economia com a produção de alimentos.

Visando integrar a escola no projeto contamos com a participação dos alunos do Fundamental Anos Finais, Ensino Médio, Coordenação e Vice-direção, que ao final votaram em suas receitas favoritas.