A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), incluindo imunizantes direcionados às crianças e adolescentes, adultos e idosos. Ao todo, são mais de 20 vacinas com recomendações e orientações específicas para o público infantojuvenil, gestantes, adultos, idosos e indígenas. E, recentemente, o país incluiu no seu calendário, também, a imunização contra a Covid-19.

Apesar de todos os esforços, o Brasil conta com uma cobertura vacinal das mais baixas da história, desde a criação do Programa Nacional de Imunizações. Já tivemos 95% de cobertura vacinal contra doenças como a poliomielite, por exemplo, agora não chega a 60% o número de crianças imunizadas contra a doença contagiosa aguda, causada por vírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, acarretar paralisia nos membros inferiores.

Diante do exposto acima a turma do 7º ano, na disciplina de Ciências, apresentou um projeto que tem como objetivo principal promover, conhecer e entender a importância da vacinação, da higiene pessoal e coletiva, dos exames de rotina, bem como sinais e sintomas de alerta para doenças. O projeto visa despertar o pensamento crítico e fomentar o nível de informação da comunidade escolar em relação aos temas da saúde.