O que é?

Pastoral Escolar é a concretização da presença terna e educadora de Jesus de Nazaré na Instituição Escolar. Ele é centro da educação cristã, que busca a formação humana por meio da cidadania universal. A Pastoral na escola é um modo de evangelização assumido por todos os integrantes da comunidade educativa, partindo de valores cristãos.

O Colégio Angelorum, através do departamento de Pastoral tem como prioridade formar cidadãos, autônomos, éticos, críticos, responsáveis e conscientes do seu papel na construção de um mundo melhor, mais justo e fraterno. Seu ensino valoriza as relações familiares, as amizades verdadeiras, a convivência, os hábitos saudáveis e o cuidado com o meio ambiente e o planeta. Uma formação dedicada a gerar nas pessoas atitudes positivas diante da vida.

E o princípio que orienta as relações cotidianas é o mesmo utilizado para educar, ou seja, cada um pode fazer a sua parte e contribuir para fazer toda a diferença. Por isso, campanhas de alimento, agasalho, material escolar, de higiene, de chocolates na Páscoa… são estimuladas, a fim de levar solidariedade e esperança a várias obras sociais da cidade do Rio de Janeiro.

É importante querer buscar caminhos que possibilitem a solidariedade, a fraternidade sem esquecer a formação acadêmica, desenvolvendo a consciência crítica, de modo que privilegiem a educação para a importância de relacionamentos humanos, tendo por fundamento o respeito e amor ao próximo.

Princípios norteadores da Pastoral Educativa

O objetivo da Pastoral Escolar é testemunhar e vivenciar o Evangelho na construção do Reino de Deus e o desenvolvimento de ações que irradiem a forma de viver de Jesus Cristo e o testemunho no contexto escolar. Neste sentido, é fundamental criar condições e desenvolver estratégias que contagiem todos os membros da comunidade escolar, para a necessidade de conhecer alguns dos princípios cristãos, assumi-los enquanto educandos no Amor de Deus e testemunhá-los na prática cotidiana.

O desafio consiste em promover um conjunto de ações que reflitam um jeito de ser cristão na escola Batistina, de viver e testemunhar Jesus Nazareno neste ambiente. Trata-se de considerar a dimensão transcendente de modo equilibrado e ético em tudo o que se faz.

Os encontros da Pastoral Escolar são semanais, todas as quintas feiras, de 16h às 17h.

Atividades:

• Aulas de Ensino Religioso;
• Celebrações conforme o tempo litúrgico da Igreja Católica;
• Assistência espiritual à comunidade escolar;
• Escrita e aconselhamento aos alunos;
• Campanhas solidárias;
• Encontros da família; formação e convivência para os alunos e educadores;
• Catequese, pré-eucaristia e primeira comunhão (opcional).

Volta às aulas

Preparem-se, estudantes! O reinício das aulas está chegando, e com ele, uma emocionante jornada de conhecimento e descobertas!Estamos animados para dar início a um novo

Campanha da Fraternidade 2023

A fome é um escândalo e um contratestemunho! Em um país como o Brasil, líder mundial na produção de alimentos, ver pessoas passando fome revela