Você sabe o significado da palavra “efeméride”?

Observe a definição do dicionário Michaelis – Uol.

e·fe·mé·ri·de

sf

1 ASTR Tábua astronômica que registra, para cada dia, as coordenadas que definem a posição relativa de um astro.

2 Fato importante ocorrido em determinada data.

3 Comemoração de fato ou de uma data importante.

            Vamos nos ater às duas últimas definições. Você sabe, portanto, fatos da história brasileira que aniversariam neste ano? Vamos resgatar, neste texto, alguns episódios marcantes da história do nosso país que completam aniversário “redondo” neste ano de 2022. É importante mencionar que se você é estudante prestes a fazer concursos/vestibulares, é válido ficar atento(a) a tais episódios, pois, por estarem em evidência, são propensos a aparecer em provas importantes. Professores e membros da comunidade escolar também podem aproveitá-las para trabalhos e projetos ao longo do ano de 2022.

            Seguindo uma ordem do fato mais recente para o mais antigo da lista, vamos iniciar com o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que completa 30 anos em 2022. Collor foi o primeiro presidente eleito democraticamente pelo voto popular no Brasil pós-Ditadura Militar (Tancredo Neves havia sido eleito pelo Colégio Eleitoral, porém devido a questões de saúde, não tomou posse, assumindo, portanto, seu vice, José Sarney). Enfrentando Luís Inácio Lula da Silva no segundo turno, Collor venceu as eleições de 1989. Não completou os 4 anos de governo, pois foi alvo de um processo de impeachment, o primeiro da Nova República brasileira, após denúncias do seu irmão Pedro Collor. As denúncias envolviam o tesoureiro de sua campanha, PC Farias, em um escândalo de corrupção. Antes do processo de impeachment ser concluído pelo Senado, Collor renunciou. Ainda assim, teve seus direitos políticos cassados. É válido mencionar que houve um grande movimento a favor do seu impeachment, conhecido como “caras-pintadas”, protagonizado por jovens estudantes, como ilustra a imagem:

Disponível em: http://memoria.oglobo.globo.com/fotos/caras-pintadas-contra-collor-9430223

            Avançando ainda mais na história do Brasil e retornando ao período que ficou conhecido como  “Era Vargas”, chegamos aos anos de 1932 e 1942. Há 80 anos, em 1942, o Brasil se posicionou, declarando guerra contra o Eixo, portanto, tomando partido na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, foi apenas em 1944, que a FEB (Força Expedicionária Brasileira) foi enviada à Europa para enfrentar o fascismo. Em 1932, observamos alguns episódios importantes – e que completam 90 anos neste ano. Entre estes episódios podemos destacar o Código Eleitoral de 1932, que trouxe como elementos, por exemplo, a criação de uma Justiça Eleitoral, o voto obrigatório, secreto e o voto feminino – que depois foi regularizado pela Constituição de 1934. Sendo este ano em que estamos, o de 2022, um ano de eleições, estes são aspectos que merecem atenção. Também em 1932 ocorreu o Movimento Constitucionalista em São Paulo. Os paulistas, insatisfeitos com o excesso de centralização do poder do governo Varguista, exigiam, também, um interventor paulista e civil, além de uma nova constituição (já que  Vargas governava desde 1930 sem uma Constituição, pois a de 1891 havia sido suspensa). No cartaz, amplamente divulgado em livros didáticos e provas de concurso, observamos que os paulistas consideravam o governo Vargas, que não chegou ao poder através do voto, ditatorial.

Disponível em: https://universoretro.com.br/conheca-a-historia-do-9-de-julho-e-confira-9-cartazes-da-revolucao-de-32/

Não podemos deixar de mencionar que o ano de 2022 é o centenário da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em São Paulo durante a Primeira República (1889-1930). Tendo ocorrido no mês de fevereiro de 1922, a semana é um dos principais acontecimentos relacionados ao Modernismo brasileiro, e contou com a presença de diversos intelectuais e artistas, como Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Villa-Lobos. Este último, por sua vez, impressionou o público ao introduzir, em sua orquestra, elementos da congada, tambores e uma folha de zinco. A intenção dos modernistas era a criação de uma arte voltada para as raízes do Brasil, rejeitando a arte que apenas reproduzia os padrões europeus, sem recebê-los de forma crítica.

O ano de 1922 também marca o centenário de outros episódios importantes da história do Brasil, como a criação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a Revolta dos 18 do Forte, episódio relevante do movimento tenentista.

O ano de 1922 foi o ano da comemoração do centenário da independência do Brasil que, agora em 2022, completa 200 anos. O bicentenário da nossa independência traz muitas questões à tona. O Brasil, uma exceção no continente americano, tornou-se uma Monarquia, o que está fortemente vinculado à presença da família real por aqui desde 1808. O 7 de setembro tornou-se um marco da nossa independência, que por sua vez, não pode ser resumida a esta data. Outro fato curioso é que a independência sofreu resistência em várias províncias, como a da Bahia, por exemplo. Ali, a independência só foi consolidada em 2 de julho do ano seguinte, data que é considerada feriado baiano. Por fim, é preciso salientar que a independência do Brasil significou uma continuidade das questões sócio-econômicas, já que o país continuou com seu modelo agroexportador e escravocrata.

Não faltam momentos históricos para serem recordados neste ano de 2022. Diferentes efemérides podem (e devem!) ser trabalhadas de diferentes maneiras pela comunidade escolar.

Bibliografia:

FAUSTO, Boris Fausto. História do Brasil. 12ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

http://memoria.oglobo.globo.com/fotos/caras-pintadas-contra-collor-9430223
https://michaelis.uol.com.br/

Links acessados em 9 de junho de 2022.

Deixe uma resposta

Atenção! Todos os comentários serão previamente moderados pelo administrador antes de ser publicado oficialmente na página.

Mais em "Blog"

Efemérides históricas

Você sabe o significado da palavra “efeméride”? Observe a definição do dicionário Michaelis – Uol. e·fe·mé·ri·de sf 1 ASTR Tábua astronômica que registra, para cada

Leia Mais »

Petrópolis e as chuvas

Petrópolis fica localizada no norte do estado do Rio de Janeiro numa área de Mata Atlântica que fica a 813 metros acima do nível do

Leia Mais »