No dia 12 de março é comemorado o dia do Bibliotecário. Afinal de contas, você sabe o que faz um profissional de Biblioteconomia? Como a biblioteca escolar se relaciona a este dia? Qual a função do bibliotecário escolar? Antes de tudo, defendemos que o bibliotecário é um profissional da Educação. No Brasil existe uma lei de Universalização das Bibliotecas Escolares: a Lei nº 12.244/2010. Esta determina que todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, deverão desenvolver esforços progressivos para constituírem bibliotecas com acervo mínimo de um título para cada aluno matriculado – ampliando este acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.”

Segundo a IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions)

A biblioteca escolar (BE) propicia informação e ideias fundamentais para seu funcionamento bem-sucedido na atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A BE habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis. […] A biblioteca escolar promove serviços de apoio à aprendizagem e livros aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários da informação, em todos os formatos e meios. As bibliotecas escolares ligam-se às mais extensas redes de bibliotecas e de informação, em observância aos princípios do Manifesto UNESCO para Biblioteca Pública. O quadro de pessoal da biblioteca constitui-se em suporte ao uso de livros e outras fontes de informação, desde obras de ficção até outros tipos de documentos, tanto impressos como eletrônicos, destinados à consulta presencial ou remota. Este acervo se complementa e se enriquece com manuais, obras didáticas e metodológicas.

Afinal de contas o que faz um bibliotecário? O papel do Bibliotecário, ainda de acordo com a IFLA, é:

O bibliotecário escolar é o membro profissionalmente qualificado, responsável pelo planejamento e gestão da biblioteca escolar. Deve ser apoiado tanto quanto possível por equipe adequada, trabalha em conjunto com todos os membros da comunidade escolar e deve estar em sintonia com bibliotecas públicas e outros. O papel do bibliotecário escolar varia de acordo com orçamentos, currículos e metodologias de ensino das escolas, dentro do quadro legal e financeiro do país. Em contextos específicos, há áreas gerais de conhecimento que são vitais se os bibliotecários escolares assumirem o desenvolvimento e a operacionalização de serviços efetivos: gestão da biblioteca, dos recursos, da informação e ensino. Em vista do crescimento dos ambientes de rede, os bibliotecários escolares devem tornar-se competentes no planejamento e na instrução das diferentes habilidades para o manuseio de novas ferramentas de informação, tanto a professores como a estudantes. Portanto, devem obter contínuo treinamento e desenvolvimento profissional.

Podemos, portanto, compreender que a IFLA corrobora com a ideia dos bibliotecários escolares enquanto profissionais da educação, apresentada no início deste texto, ao afirmar que: A biblioteca escolar é parte integral do processo educativo. Para o desenvolvimento da literacia e/ou competência na leitura e escrita e no uso da informação, no ensino e aprendizagem, na cultura e nos serviços básicos da biblioteca escolar, é essencial o cumprimento dos seguintes objetivos:

  1. apoiar e intensificar a consecução dos objetivos educacionais definidos na missão e no currículo da escola;
  2. desenvolver e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem, bem como o uso dos recursos da biblioteca ao longo da vida;
  3. oferecer oportunidades de vivências destinadas à produção e uso da informação voltada ao conhecimento, à compreensão, imaginação e ao entretenimento;
  4. apoiar todos os estudantes na aprendizagem e prática de habilidades para avaliar e usar a informação, em suas variadas formas, suportes ou meios, incluindo a sensibilidade para utilizar adequadamente as formas de comunicação com a comunidade onde estão inseridos;
  5.  prover acesso em nível local, regional, nacional e global aos recursos existentes e às oportunidades que expõem os aprendizes a diversas ideias, experiências e opiniões;
  6.  organizar atividades que incentivem a tomada de consciência cultural e social, bem como de sensibilidade;
  7. trabalhar em conjunto com estudantes, professores, administradores e pais, para o alcance final da missão e objetivos da escola;
  8.   proclamar o conceito de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são pontos fundamentais à formação de cidadania responsável e ao exercício da democracia;
  9.  promover leitura, recursos e serviços da biblioteca escolar junto à comunidade escolar e ao seu derredor. À biblioteca escolar cumpre exercer todas essas funções, por meio de políticas e serviços; seleção e aquisição de recursos; provimento do acesso físico e intelectual a fontes adequadas de informação; fornecimento de instalações voltadas à instrução; contratação de pessoal treinado.

A biblioteca do Colégio Angelorum, desenvolve projetos para os seguintes segmentos – Educação infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

  • “Biblioteca e meus sentimentos”: Tem por objetivo desenvolver, por intermédio da Literatura, que o aluno da Educação Infantil perceba seus sentimentos e saiba lidar com eles de forma coerente, identificando-os, assimilando-os e trabalhando a raiva, a tristeza, a alegria, a felicidade, o medo, dentre outros, de forma a desenvolver seu crescimento socioemocional, enquanto ser que é parte da sociedade contemporânea.
  • Projeto “O autor e sua obra”: Projeto de leitura realizado no Colégio Angelorum no ano de 2020, foi construído durante a pandemia do Covid-19 com os alunos ainda em aulas remotas. O autor e sua obra foi pensado para o Ensino Fundamental, Anos Iniciais, e tem como base apresentar o escritor e sua obra sempre contextualizando o autor na época/ sociedade da qual ele era /é pertencente ao escrever suas obras.
  • Projeto livro solidário (Compartilhe o conhecimento): É destinado aos alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais, e consiste em doar os livros que não serão mais utilizados para outros alunos reaproveitarem, portanto, os livros doados devem estar em condições de uso. Os principais requisitos para o recebimento dos livros são: alunos bolsistas e alunos que doaram os seus livros, por ordem de recebimento.
  • Projeto de Worskshop das normas da ABNT: Tem como público-alvo os alunos do Ensino Médio e busca promover o conhecimento e desenvolvimento das normas da ABNT para fins da elaboração de trabalhos escolares e futuros trabalhos acadêmicos.

Referências:

IFLA/UNESCO, The School Library Manifesto: the school library in teaching and learning for all. IFLA, 2000. www.ifla.org/VII/s11/pubs/manifest.htm www.ifla.org/VII/s8?unesco/eng.htm. Acesso em 09 mar. 2022.

BRASIL. Senado Federal. Lei 12244 de 24 de maio de 2010. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=95219> Acesso em: 09 mar. 2022.

Deixe uma resposta

Atenção! Todos os comentários serão previamente moderados pelo administrador antes de ser publicado oficialmente na página.

Mais em "Blog"

Efemérides históricas

Você sabe o significado da palavra “efeméride”? Observe a definição do dicionário Michaelis – Uol. e·fe·mé·ri·de sf 1 ASTR Tábua astronômica que registra, para cada

Leia Mais »

Petrópolis e as chuvas

Petrópolis fica localizada no norte do estado do Rio de Janeiro numa área de Mata Atlântica que fica a 813 metros acima do nível do

Leia Mais »